top of page

Serviços
Estruturação

Muito tem se falado no mercado sobre Product Operations.  Esta é uma disciplina bastante ampla e que pode ser implantada de muitas formas distintas dependendo do cenário de cada organização.

 

Entretanto, há um consenso sobre o papel que esta disciplina tem nas organizações: suportar o negócio para escala de forma eficiente e eficaz.

 

O trabalho de consultoria em Estruturação prepara a organização para implantação de uma área dedicada a Product Operations, estabelecendo sua visão, estratégia e preparando o time alocado para execução e evolução da estratégia ao longo dos anos. 

 

Este trabalho consiste na realização de quatro etapas:

 

Etapa 1 - Diagnóstico e Planejamento

Envolve entender o negócio, o portfólio de produtos da organização bem como a sua estrutura atual e os principais desafios de escala. 

 

As etapas seguintes são refinadas conforme o diagnóstico, resultando em um plano para a melhor estruturação e implantação de Product Operations na organização.

 

Etapa 2 - Formação do time

Nesta etapa, há alguns caminhos possíveis dependendo do entendimento e do investimento em Product Operations até o momento na organização.

 

Caso já exista uma pessoa (ou um time) dedicada ao desafio, é importante avaliar o quão preparada ela está em termos de habilidades básicas para mover a organização para a escala esperada. Dependendo do cenário, será necessário capacitar antes de seguir com as próximas etapas da Estruturação.

 

Caso não exista uma pessoa dedicada, há a possibilidade de consultoria para contratação do perfil com melhor fit para o desafio.

 

Etapa 3 - Definição de visão e estratégia 

Sem visão e uma estratégia clara para essa estrutura, é possível que ela seja limitada à execução operacional de times de produto, gerando consequentemente pouquíssimo impacto para o negócio.

 

Com uma estratégia bem definida é possível apresentar a nova área de forma eficiente à organização. Todos tendo um correto entendimento de como a mesma pode colaborar nos problemas de escala, Product Operations poderá ajudar a alcançar os resultados desejados.

 

A estratégia elaborada definirá a estrutura e, consequentemente, será necessário revisitar a formação do time (etapa anterior) para fazer as adequações necessárias. 

Etapa 4 - Avaliação e sustentação

Durante a execução da estratégia é fundamental acompanhar os resultados de forma periódica e fazer adequações se necessário.

 

O trabalho de consultoria apoia o líder de Product Ops no entendimento dos resultados, no plano de comunicação e no estabelecimento de processos que vão permitir a revisão contínua da estratégia e consequente maximização de resultados.

Pessoa analisando gráficos na tela
Plano de negócios
Fundo5.png
bottom of page